quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sopa de cebola gratinada

Eu simplesmente AMO sopa de cebola gratinada. É uma receita francesa muito popular no país, porém eu a conheci em Nova York, numa viagem que fiz com o meu marido na primavera... Pegamos dias chuvosos super propícios para este pratinho tão simples porém mega saboroso!!!
Voltando ao Brasil, mais especificamente Brasília, nunca mais consegui comer a danada. Em Campos do Jordão, onde costumo passar as férias de inverno, procurei muito, mas só encontrava o creme de cebola, que é totalmente diferente e apesar de gostoso não chega nem aos pés da sopa.
E foi assim que tive que aprender a fazer esta receitinha que agora vou dividir com vocês!
E como ontem era dia, resolvi testar esta receita que ficou sensacional, junto com amigas e o maridão...

Vamos a receita:

2 cebolas brancas
2 cebolas roxas
50 gr de manteiga
4 colheres sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de vinho tinto de boa qualidade
1,5 l de água com 2 tabletes de caldo de legumes
4 fatias de pão (italiano ou baguete) levemente tostados
1 pedaço de queijo gruyere ralado
Sal e pimenta reino a gosto

Modo de fazer:

Refogue a cebola na manteiga até dourar e ficar com aspecto caramelizado. Acrescente a farinha e mexa até que ela dissolva por completo. Coloque o vinho e deixe ferver um pouco para evaporar o álcool. Junte o caldo de legumes sempre mexendo até que a sopa ferva e engrosse um pouquinho (só um pouquinho, lembrem-se, é uma sopa, não um creme!!!). Isso vai levar mais ou menos 30 minutos. Acerte sal e pimenta e pronto.

Montagem:

Em um refratário que possa ir ao forno coloque a sopa até mais ou menos a metade.


Feito isso coloque sobre a sopa a fatia de pão tostado.


Cubra com o queijo gruyere.


Pronto, agora é só ir ao forno para gratinar. Aqui em casa a receita foi super aprovada, todos adoraram!!! Se você gosta de cebola como eu, vale a pena experimentar!!!



A foto ficou ruim mas não poderia deixar de registrar minhas "cobaias" da noite, amigas queridas que se dispõem a vir de longe para me ajudar nesta busca por novas receitas!!! Obrigada Milena, Claudinha e Flavinha pela presença aqui na minha cozinha!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...