quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Experiência na cozinha da Didi...

Todas as quartas-feiras, depois de assistir à missa, é noite de experiência na minha cozinha... Sempre acompanhada do maridão e da minha amiga Milena, experimento, invento, misturo receitas para inovar nosso cardápio. Ontem foi dia, e resolvi fazer o Bacalhau com Natas que há tempos tenho vontade de experimentar. Depois de muito pesquisar em vários blogs de receitas, resolvi optar por esta receitinha abaixo que é bem simples e me pareceu muito gostosa...




Vamos aos ingredientes:

1kg de bacalhau em lascas
1 kg de batata inglesa em cubinhos fritos
100 ml de azeite
2 cebolas médias picadinhas
3 dentes de alho
1/2 xícara de cebolinha verde em rodelas finas
1/2 xícara de salsinha bem picadinha
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
100 ml de caldo peixe ou da água onde aferventou o bacalhau
250 ml de leite
250 ml de natas ou de creme de leite fresco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Noz moscada a gosto
1 xícara de parmesão misturado com farinha de pão

O preparo...
Em primeiro lugar sugiro que vocês deixem seu mise en place preparado, assim fica mais fácil cozinhar e ainda curtir um vinhozinho e um bom papo com seus "companheiros de cozinha"...

Vamos lá:
As batatas já estão fritas e o bacalhau dessalgado e aferventado... Assim podemos começar o preparo. Em uma panela refogue a cebola e o alho até que a cebola fique com aparência transparente. Este é o ponto! Acrescente o bacalhau e depois a salsinha e cebolinha... Acerte o sal.

Sabe aquela batatinha em cubinhos fritos??? Pois é, junte-as ao bacalhau e misture com cuidado. Reserve esta mistura...

Prepare agora o molho Bechamel. Em outra panela coloque a manteiga amolecida e a farinha de trigo e leve ao fogo. Mexa vigorosamente até que esteja um creme levemente dourado.Isso se chama Roux e serve para engrossar molhos, caldos e preparações de redução... Pode acreditar, fará toda a diferença na sua receita! Acrescente  o caldo de peixe sempre mexendo vigorosamente para não "empelotar" e em seguida adicione o leite.

Não pare de mexer até atingir o ponto napê. 
Ponto Napê é o ponto correto para cremes. Para saber se um creme está nesse ponto, durante a cocção passe as costas de uma colher no creme e depois passe o dedo, se após isso você vir que ele não voltou (formou um caminho) é porque seu creme já atingiu o ponto napê.
Acerte o sal, a pimenta do reino e a noz moscada e junte as natas ou o creme de leite fresco. 
Misture cuidadosamente 2/3 deste creme ao bacalhau que estava reservado.

Coloque esta mistura em um pirex ou em panelinhas ou ramequins, como preferir. Cubra com o restante do molho bechamel e para finalizar acrescente a mistura de parmesão e farinha de pão. Leve ao forno para gratinar e pronto. Agora é só servir e esperar os elogios... Podem acreditar, é de comer rezando!!!


Quarta-feira que vem tem mais experiência na cozinha da Didi, quem quiser ser "cobaia" é só aparecer... Ontem tivemos duas candidatas ilustres, minhas irmãs Márcia e Luciana, além é claro, do maridão e da minha amiga Milena que estão presentes todas as quartas! Como Milena foi nossa fotógrafa da noite acabou não aparecendo nas fotos... :( Beijo! Espero que gostem deste post que é uma delícia!!! 


3 comentários:

  1. Adorei! Pena que não estava aí para provar. Da próxima não vou faltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é quérida... Foi uma pena, ficou realmente delicioso e olha que bacalhau nem é meu prato favorito... O tio Cid vai amar!!!

      Excluir
  2. Tambem não pude ir,mas deu água na boca,adoro bacalhau! A próxima não vou perder!MG

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...